São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Economia
Junho 28, 2017 - 01:18

Roupas, lanchonetes e comércio em geral são maioria de negócios na RMVale

Microempreendedor

Raio-x. Microempreendedor de São José dos Campos fazendo obra ontem na região do Jardim Aquarius, na região oeste do município

Foto: /Rogério Marques/OVALE

Levantamento realizado com dados do portal 'Empresômetro das Micros e Pequenas Empresas' revela o perfil dos pequenos empreendedores; as lojas de roupas e as lanchonetes são maioria em São José, Taubaté e Jacareí

Xandu [email protected]

Em média, um em cada seis pequenos negócios abertos na região pertence a três áreas: lojas de roupas, lanchonetes ou comércio em geral. Juntos, esses setores respondem por cerca de 15% das microempresas ativas na RMVale.

Os dados são do portal 'Empresômetro das Micros e Pequenas Empresas', do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação).

Com 7,14% dos pequenos negócios da região, as lojas de roupa lideram o ranking das microempresas, com 15.635 unidades dentre os 218.985 pequenos empreendimentos ativos na região. Os dados referem-se a março deste ano.

Na segunda colocação, as lanchonetes e similares alcançaram 10.191 negócios, 4,65% do total de microempresas ativas. O comércio em geral ficou na terceira posição, com 6.470 empreendimentos, 2,95% da totalidade.

Os cabeleireiros vêm em seguida, com 4.992 negócios (2,28% do total). A quinta colocação ficou com os restaurantes e similares, incluindo os bares, com 3.397 unidades na região, representando 1,55% de todas as microempresas.

Os empreendedores que atuam na área de obras somam 2.372 negócios, 1,08% do total. É nesse campo em que trabalha Lucas Toledo, 26 anos, que toca desde 2010 uma microempresa de instalação de gesso. Ele atende a todo o Vale do Paraíba. "A crise atrapalhou um pouco, mas me tornar um microempreendedor foi a melhor coisa que fiz"..

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO