São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Política
Junho 30, 2017 - 23:46

Felicio cumpre 19% de promessas feitas na corrida eleitoral de 2016

Felicio Ramuth entrevista

Felicio Ramuth entrevista

Foto: Claudio Vieira/OVALE

Das 67 propostas apresentadas em 2016, prefeito de São José, Felicio Ramuth (PSDB) , cumpriu 13. Já promessas na estaca zero somam 29 (43,28%). Oposição questiona a qualidade dos serviços e aponta cortes em projetos

João Paulo Sardinha @jpsardinha
São José dos Campos

O prefeito de São José dos Campos, Felicio Ramuth (PSDB), cumpriu integralmente 19,4% das promessas feitas na eleição de 2016. O tucano completa seis meses à frente do Paço Municipal.

Das 67 propostas apresentadas na corrida eleitoral, Felicio cumpriu 13 até agora. Em contrapartida, as promessas na estaca zero somam 29 (43,28%). Outras 25 (37,31% do total) começaram a ser executadas, mas ainda não foram concluídas pela administração.

Esses dados fazem parte do 'Promessômetro', ferramenta online criada por O VALE para que a população acompanhe o andamento dos compromissos assumidos pelos prefeitos das duas maiores cidades do Vale do Paraíba.

INÍCIO.

Para largar com 19,4% de promessas cumpridas, em um período de contingenciamento de gastos, o prefeito tirou do papel ações que dependem menos de recursos financeiros, parcerias com outras esferas de poder ou concluiu obras iniciadas na gestão do ex-prefeito Carlinhos Almeida (PT).

Este é o caso da creche finalizada na região norte de São José dos Campos. A Prefeitura de São José, entretanto, contesta as informações do 'Promessômetro'. O governo tucano encaminhou à reportagem um balanço paralelo, que mostra um saldo de 35,8% de promessas cumpridas integralmente.

A oposição, por outro lado, aponta que o desempenho de Felicio é inferior ao registrado no 'Promessômetro'.

REPERCUSSÃO. O líder do PT na Câmara, Wagner Balieiro (PT), apontou queda na qualidade dos serviços prestados à população. "Alguns marcados como concluído foram concluídos de maneira irregular. O material escolar é um exemplo. Ele [Felicio] diminuiu a quantidade e qualidade dos itens. Tanto que já existe reclamação de falta de material, principalmente nas escolas infantis e creches", disse Balieiro.

O parlamentar de oposição ainda sugeriu que vários serviços iniciados pelo ex-prefeito Carlinhos Almeida foram paralisados. "Se há obras andando na cidade, são aquelas iniciadas na gestão do PT. O 'Minha Praça de Volta', criado por Felicio, foi uma repaginada em duas ou três praças. É muito pouco para seis meses".

Vereador da base aliada, Rogério Cyborg (PV) afirmou que o desempenho de Felicio tem superado as expectativas, principalmente porque o tucano "pegou orçamento pronto da outra gestão, engessado e está pagando dívida".

"Se o prefeito chegou a 20% de promessa cumprida, supera as expectativas. Sabemos que saúde, mobilidade urbana e questões sociais são gargalos que precisam de investimento. Se atuar forte nisso, vai decolar", finalizou o vereador.

Governo apresenta 'balanço paralelo' com 35,8% de promessas cumpridas em 6 meses

A Prefeitura de São José dos Campos encaminhou à reportagem de OVALE um 'Promessômetro' paralelo, com o andamento das propostas de campanha sob a ótica da administração. O governo Felicio Ramuth (PSDB) apresentou nesse balanço paralelo um saldo de 24 promessas cumpridas integralmente desde janeiro, o que representa 35,8%.

Entre os pontos que a prefeitura julgou realizado, por exemplo, estão 'reestruturar a Fundhas para melhorar a formação dos alunos', 'abrir a escola para a comunidade', 'creche para todas as crianças' e 'construir uma nova creche na zona sudeste'.

Um dos apontamentos da administração, no entanto, contrariam declarações do próprio prefeito de São José. Um caso é a promessa de "implantar o Onda Verde, sistema que vai revisar o tempo de semáforos, com o objetivo de melhorar a fluidez do trânsito".

O governo sustenta que o compromisso foi integralmente concluído no primeiro semestre, mas nesta semana, em resposta a um seguidor do Facebook, Felicio disse que "os semáforos estão sendo sincronizados no sistema Onda Verde, para melhorar a fluidez do trânsito".

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO