São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Esporte
Julho 06, 2017 - 23:07

Taubaté e Santos, um duelo cheio de história

Taubaté

Saudosismo. Taubaté e Santos realizaram grandes duelos nas décadas de 1950 e 1960

Foto: /Acervo Moacir Santos

Burro da Central vai até o Litoral neste fim de semana, e tem uma história de importantes duelos contra o time praiano: em 1958, venceu o time de Pelé que seria campeão do mundo

Marcos Eduardo [email protected]
Taubaté

Neste sábado, o Taubaté visita o Santos B pela segunda rodada da Copa Paulista, às 15h, no estádio Ulrico Mursa, em Santos. O torneio não é dos mais rentáveis e o time do Peixe não é o principal. Porém, no encontro entre essas duas equipes é impossível não fazer uma viagem no túnel do tempo e voltar à década de 1950.

Naquele período, o Santos de Pelé encantava o mundo. E coincidiu também com o melhor momento da história do Burro da Central, que naqueles anos disputava a elite do Campeonato Paulista (entre 1955 e 1962). Assim, vários confrontos foram disputados entre essas duas equipes.

Em uma delas, em 5 de outubro de 1968, o Taubaté conseguiu um feito histórico: venceu o poderoso Santos por 3 a 2, no antigo campo do Bosque, pelo Paulistão daquele ano. E o principal destaque do time da região foi o volante Zé Américo, falecido esta semana de AVC aos 85 anos. Naquela oportunidade, o jogador do Burrão marcou dois dos três gols taubateanos.

O jogo foi histórico porque, entre outras coisas, o Taubaté foi apenas um dos três times que conseguiu derrotar os santistas naquela temporada. O time da região também fez boa campanha e ficou em nono lugar.

SANTOS CAMPEÃO.

Outro jogo marcante entre taubateanos e santistas aconteceu na Vila Belmiro, no dia 15 de janeiro de 1956. Era a última rodada do Campeonato Paulista, onde o Peixe precisava vencer para ser campeão sem depender de um tropeço do Corinthians (o torneio era de pontos corridos). Em um jogo bastante disputado, o Santos venceu o Burrão por 2 a 1 e ficou com o título.

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO