São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Esporte
Julho 07, 2017 - 22:03

Semana de Vela agita Ilhabela a partir deste fim de semana

Vela

Vela

Foto: /SVI 2016 (Aline Bassi/Balaio de Ideias)

Marcos Eduardo [email protected]
Ilhabela

Atletas olímpicos como Samuel Albrech, que disputou os Jogos do ano passado, no Rio de Janeiro, André Fonseca e o maior campeão olímpico da história do Brasil, Robert Scheidt, são alguns dos nomes esperados para a 44ª edição da Semana de Vela de Ilhabela, que começa neste final de semana e vai até o próximo dia 15 de julho, com largada no Yatch Clube da cidade.

Considerado o maior evento náutico da América Latina, a Semana de Vela este ano terá 130 barcos e 1040 velejadores que disputarão o título em nove classes diferentes, de acordo com dados divulgados pelos organizadores do evento na região.

Durante uma semana, o canal de São Sebastião vai ficar mais colorido, repleto de feras em busca do desejado título da badalada competição.

Uma atração para turistas e moradores da região em uma modalidade onde o Brasil já revelou muitos campeões para o mundo ao longo dos anos, que também acabam sendo mais uma atração.

"Velejaremos pela primeira vez na classe ORC, que é muito competitiva e reúne outros modelos de embarcação. Será um pouco diferente, fizemos os ajustes necessários e logo estaremos adaptados", afirmou André Fonseca, através da assessoria de imprensa da equipe.

O velejador olímpico compete no veleiro Pajero, que tem como comandante Eduardo Souza Cruz, simplesmente o maior vencedor da história da Semana de Vela de Ilhabela.

Outra atleta olímpica, Tatiana Almeida, superou um câncer de pâncreas e agora vai competir em Ilhabela. "Estou muito ansiosa pela volta. Adoro este campeonato, o lugar, o clima de festa, as pessoas, os amigos que as vezes só encontro neste campeonato. Sempre fui muito feliz na Ilhabela. Então tem uma grande expectativa nesta volta"

Outro atrativo do evento no Litoral Norte é o barco Bravo, que entre 2008 e 2010 deu uma volta ao mundo e passou por várias aventuras, agora vai tentar beliscar um bom resultado no evento.

"Alguns dos tripulantes navegaram com o capitão em partes do trajeto, mas a maioria do percurso foi em solitário. O Bravo afundou em Fiji, capotou em Madagascar e viveu grandes aventuras. A história virou um livro que será publicado ainda este ano pela editora Matrix", disse o comandante do barco, Matias Eli.

DISPUTAS.

No domingo, primeiro dia de disputas na água, acontece a tradicional regata de Alcatrazes, uma disputa à parte que sempre exige muita perícia de todos os participantes.

Na terça-feira, começam as disputadas oficiais de todas as categorias. A Semana de Vela conta pontos para o Campeonato Sul-Americano de ORC e Brasileiro das Classes C30 e RGS.

Para os amantes do esporte náutico, a novidade deste ano será a transmissão ao vivo das regatas, com narração profissional, diretamente do Race Village. Uma maneira também de que as pessoas que ainda não estão familiarizadas com a modalidade possam entender um pouco mais de como funciona o esporte.

CULTURA.

Além disso, durante a Semana de Vela diversos eventos culturais vão ser realizados na cidade. Até mesmo um show da banda Jota Quest será realizado neste próximo domingo à noite no centro de Ilhabela..

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO