São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Política
Julho 06, 2017 - 22:32

'Parquinho de Ouro' teve versão anterior em Taubaté, em 2013

Brinquedo de playground adquirido em 2013 para a Praça Santa Terezinha

Mais um caso. Brinquedos adquiridos em 2013 para a praça

Foto: /Julio Codazzi/OVALE

Dois anos antes da famosa compra, foram adquiridos brinquedos da mesma empresa, por valores semelhantes

Da redaçã[email protected]
São José dos Campos

Conhecido como 'Parquinho de Ouro', o certame para a compra de brinquedos para parques municipais feita em 2015, em que a própria Prefeitura de Taubaté constatou superfaturamento, não foi um caso isolado, mas sim o segundo capítulo da história.

Dois anos antes, em 2013, o governo Ortiz Junior (PSDB) já havia protagonizado o mesmo roteiro, com os mesmos personagens: a compra de brinquedos da mesma empresa, a Bras-Movel, de Jacareí, por valores semelhantes.

A compra de 2013 fez parte de um pacote de quase R$ 1 milhão do Ministério do Turismo, que incluía reforma, mobiliário e brinquedos para a Praça Santa Terezinha. A Bras-Movel recebeu R$ 194 mil.

As listas das duas compras incluem os mesmos nove itens, todos com preços semelhantes ou até idênticos. Os preços pagos em 2013 foram, inclusive, superiores aos observados na cotação feita pela prefeitura na época, em três diferentes empresas, o que é incomum - normalmente o preço final é menor, já que há disputa entre os interessados. Outra detalhe curioso: um dos itens, o o carrossel, não foi instalado na praça.

O caso de 2015 foi denunciado por um morador, que apontou superfaturamento de até 280%. Em maio de 2017, uma nova aquisição - para o Sitio do Picapau Amarelo e o Parque do Itaim - apontou valores bem inferiores aos registrados em 2013 e 2015, sugerindo que o sobrepreço chegou a 572%.

Em nota, o governo Ortiz alegou que o contrato de 2013 não foi alvo de questionamentos do TCE (Tribunal de Contas do Estado), mas informou que "os dados apresentados pelo jornal serão encaminhados para análise dos setores competentes". Ninguém da empresa foi localizado..

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO