São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Nossa Região
Setembro 11, 2017 - 23:04

São José mapeia acidentes e crimes para reduzir o número de vítimas

Acidentes de trânsito em São José dos Campos

Em alerta. Equipe de resgate socorrendo uma vítima de acidente de trânsito no Anel Viário de S. José

Foto: /Rogério Marques/ Arquivo OVALE

Secretaria de Saúde está levantando dados sobre vítimas de violências e acidentes que recebem atendimento no Hospital Municipal, na Vila Industrial, na zona leste; São José foi escolhida para projeto do governo federal

Da redaçã[email protected]
São José dos Campos

A Prefeitura de São José dos Campos vai fazer um mapa da violência na cidade para traçar ações e políticas públicas que ajudem a combatê-la. Para tanto, a Secretaria de Saúde está levantando dados sobre vítimas de violências e acidentes que recebem atendimento no Hospital Municipal, na Vila Industrial, na zona leste.

Trata-se do projeto 'Viva Inquérito' que começou na última sexta-feira e já aplicou 340 questionários em pacientes do hospital. A pesquisa será aplicada até 30 de setembro. São José foi um dos 41 municípios brasileiros selecionados pelo Ministério da Saúde para participar do projeto. No grupo estão 14 capitais.

"Até o final do mês, a meta é entrevistar pelo menos 1.500 pacientes que passam no atendimento do hospital", informou a Secretaria de Saúde. "A aceitação à pesquisa tem sido bastante positiva por parte da população".

Segundo a pasta, o objetivo da pesquisa é analisar a tendência das violências e acidentes e descrever o perfil das vítimas, como o tipo de acidente, como trânsito, quedas e queimaduras.

São classificados como violência e acidente situações de agressões, maus tratos, negligência, violência sexual, violência doméstica, tentativas de suicídio, acidentes de transporte, acidentes de trabalho, quedas, afogamentos, envenenamentos, entre outros.

Após a pesquisa, segundo as informações da prefeitura, o 'Viva Inquérito' terá informações para a implementação de políticas de enfrentamento das violências e acidentes, como campanhas educativas de trânsito e de combate ao uso de drogas e álcool.

Em São José, o projeto tem o apoio da Faculdade Anhanguera, que disponibilizou 40 alunos e 15 professores para o trabalho de pesquisa.

O grupo passou por treinamento para aprender técnicas de como abordar os pacientes e fazer a aplicação dos testes. A pesquisa é realizada em três turnos de 24 horas ininterruptas.

ATROPELAMENTOS.

OVALE apurou que reduzir os atropelamentos é um dos principais focos da prefeitura. Das três maiores cidades do Vale, São José foi a única a registrar aumento nas mortes por atropelamento entre janeiro e julho deste ano. Foram 18 mortes neste ano contra 14, em 2016, aumento de 28,57%.

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO