São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Nossa Região
Setembro 12, 2017 - 23:44

Uso de dinheiro arrecadado com multas é investigado em Jacareí

Multas

Multas. No ano passado foram arrecadados cerca de R$ 7,9 milhões

Foto: /Divulgação/PMJ

Irregularidades teriam acontecido em compras realizadas em 2016; ex-prefeito Hamilton Mota (PT) nega problemas

Hernane Lé[email protected]
Jacareí

O destino de milhões arrecadados com o pagamento de multas de trânsito está sendo investigado pelo governo Izaias Santana (PSDB). As apurações começaram depois que a atual gestão encontrou "fortes indícios de graves irregularidades" na aplicação dos recursos, segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana.

O caso está sendo apurado pela Diretoria de Governança e Transparência, que confirmou o processo, mas não deu detalhes dos prováveis problemas encontrados.

Somente no ano passado, a prefeitura arrecadou cerca de R$ 7,9 milhões em multas de trânsito. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, essa receita deve ser investida, exclusivamente, em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito.

A Secretaria de Mobilidade Urbana e a Diretoria de Governança e Transparência afirmaram quem o montante foi utilizado para os devidos fins, mas que "houve uma denúncia, ainda em análise, sobre suposta irregularidade em processo de compras no departamento em 2016", último ano do mandato do ex-prefeito Hamilton Mota (PT). O Ministério Público também apura problemas relacionados com multas de trânsito em Jacareí. De acordo com o promotor José Luiz Bednarski, as investigações estão avançadas.

O ex-prefeito Hamilton afirmou que a aplicação dos recursos de trânsito foi realizada conforme a legislação, "principalmente em campanhas educativas, e são acompanhadas pelo Tribunal de Contas".

FISCALIZAÇÃO

Jacareí apresenta aumento de 3% no total de multas aplicadas no primeiro semestre desse ano em relação ao mesmo período do ano passado. Entre janeiro a junho de 2017, foram 44.914 autuações, já nos primeiros seis meses de 2016, o número foi de 43.589..

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO