São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Viver
Setembro 06, 2017 - 00:06

Festival Gastronômico de Nações acontece em São José

Paula Maria [email protected]

Refugiado palestino da Síria, Said al Sukkari chegou ao Brasil há três anos. Logo conheceu Glaucia e, apaixonado, escolheu fincar raízes na terra da amada: São José.

Na ocasião, desempregado, ele encontrou na culinária a opção certa para garantir o sustento da família. Sobre a bancada de seu carrinho, uma receita antiga: kebab, um espeto de carne, iguaria árabe que tem feito sucesso por onde passa. "Ele manteve a receita original e costuma fazer tudo. Eu ajudo, mas ele que comanda a cozinha", garante Glaucia, enquanto cuida da pequena Mira, uma bebê de dois meses que chegou para completar a família.

Said é um dos inúmeros imigrantes que chegaram a região nos últimos anos. Portugueses, turcos, alemães, italianos, espanhois, peruanos, mexicanos, argentinos, uruguaios, libaneses e japoneses se reunirão neste final de semana em um evento que é uma celebração da tolerância cultural: o Festi Mundi, Festival Gastronômico das Nações, que acontece entre os dias 7 e 10 de setembro no Parque da Cidade, na zona norte de São José.

Além da boa gastronomia, o evento reunirá artesanato e apresentações musicais e de dança. "Essa é a segunda vez que montamos a feira, mas a primeira aqui. Anteriormente havíamos feito uma edição em São Paulo", afirmou Lilian de Paula, coordenadora do evento.

DESTAQUES.

Para aguçar o paladar, estão no cardápio gastronômico o joelho de porco alemão; a paella espanhola; a pizza italiana; os doces e as esfihas árabes; e os temaki e sushi japoneses, entre outros.

"Apreciadores dos famosos pasteizinhos de Belém poderão conferir uma mini fábrica de doces e, assim como na tradição, a cada nova fornada, uma salva de palmas recebe a produção", conta Lilian.

Nesta quinta-feira (7), às 17h, e na sexta (8), às 19h, haverá apresentação de dança cigana.

BRASIL.

O país também terá seu espaço nessa celebração. No sábado (9), às 19h, bailarinos apresentarão o Coco, dança tradicional de Alagoas.

E compartilhando um pouco da nossa culinária, arroz de carreteiro, pão com linguiça, pasteis coloridos, sanduíche, lasanha de tilápia e galinhada, estarão na barraca brasileira.

"Essa lasanha de tilápia é daqui da região e poucas pessoas conhecem. Recomendo! É deliciosa", comentou Lilian.

SERVIÇO.

"Fest Mundi", acontece entre os dias 7 e 10 de setembro, de quinta à sábado, das 11h às 21h; domingo das 11hh às 20h. O Parque da Cidade fica na av. Olívio Gomes, 100, Santana, em São José. A entrada é gratuita..

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO