São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Nossa Região
Outubro 12, 2017 - 00:18

Dia das Crianças depende de ação voluntária no Vale

Dia das Crianças

Ação. Crianças de Piquete recebem brinquedos que foram doados

Foto: /Divulgação

Rodeadas pelo tráfico de drogas e a miséria, crianças de comunidades carentes do Vale dependem da iniciativa de voluntários para ter o que celebrar no Dia das Crianças

Danilo [email protected]_
São José dos Campos

O que deveria ser uma data de celebração é apenas um dia de alento para crianças de comunidades carentes do Vale. Neste Dia das Crianças, celebrado nessa quinta-feira (12), voluntários da região arrecadam brinquedos e alimentos para proporcionar uma 'fuga' da realidade diária vivenciada em redutos normalmente dominados pelo tráfico de drogas.

Denominado Amigos do Bem, o projeto de ações voluntárias, que atua em São José dos Campos há sete anos, realizou no último sábado um evento de Dia das Crianças na comunidade Sítio Bom Jesus, localizada na região sudeste da cidade. O bairro, que é clandestino, tem forte atuação do tráfico de drogas.

"A realidade dessas crianças é muito pobre. Tem o mínimo para comer. Quando cheguei na comunidade, o primeiro barraco que eu vi, era de cinco metros quadrados e morava uma mãe com os quatro filhos. As roupas estavam em um saco de lixo", contou a idealizadora do projeto, a psicóloga Luciana de Fátima Ribeiro.

Mais de 60 crianças foram beneficiadas com presentes e alimentos arrecadados pelo projeto. "Vimos a alegria no rosto da criançada. Nosso objetivo é mostrar uma outra realidade, longe do tráfico e do roubo", disse Luciana.

O grupo Amigos Solidários, que conta com 2.410 membros no Facebook, realiza durante a semana, pelo quinto ano consecutivo, uma campanha para arrecadar brinquedos de R$ 1,99 para distribuir a cerca de 1.200 crianças de bairros carentes de Piquete e um lar de Cruzeiro que abriga crianças abandonadas e que perderam os pais. "Os colaboradores crescem a cada ano", disse a coordenadora do grupo, Karen Dias.

O Moto Clube Hannah, de São José, arrecadou 1.000 brinquedos para crianças da escola municipal Rosa Tomita, no bairro Jardim São José 2. Vestido de Batman, Jouvani Reis, entregou os presentes para as crianças. "Quando cheguei foi uma alegria geral"..

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO