São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Nossa Região
Outubro 12, 2017 - 23:08

Com Felicio, Guarda muda perfil para atuar como 'polícia local'

Comandada por um major da reserva da PM, Guarda Municipal passa a atuar em ocorrências antes atendidas pela polícia

Redaçã[email protected]
São José dos Campos

A política de segurança pública do governo Felicio Ramuth (PSDB) tem transformado o perfil da GCM (Guarda Civil Municipal), antes mais focado em zelar pelo patrimônio da cidade. A corporação, sob a gestão tucana, reforçou o trabalho de combate ao crime, antes feito exclusivamente pela polícia.

Liderada por um major da reserva da Polícia Militar, Antero Alves Baraldo, a Secretaria de Proteção ao Cidadão tem se esforçado para divulgar ocorrências de apreensão de drogas e outros delitos.

A mudança de perfil é uma tendência. Em São Paulo, o prefeito João Doria (PSDB) tenta mudar o nome da Guarda para Polícia Municipal.

TIRO.

Na próxima quinta, o governo define a contratação de um responsável, credenciado pela Polícia Federal, para avaliar e treinar o desempenho de tiro dos guardas.

Os laudos emitidos na renovação de porte de arma de fogo serão encaminhados para a PF como 'apto' ou 'inapto'. "Os exames são fundamentais para verificar aptidão técnica e psicológica para uso de arma de fogo", afirmou André Ricardo Carneiro, delegado da PF.

Ao todo, serão 216 exames para a modalidade revólver .38 e 36 para a modalidade pistola .380. Segundo a prefeitura, os exames psicológicos dos integrantes da guarda são realizados a cada dois anos. Quem for reprovado vai para o serviço não operacional..

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO