São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Nossa Região
Outubro 12, 2017 - 10:55

'Estou com saudade do Brasil', diz Papa aos romeiros de Aparecida

Missa Solene em Aparecida

Benção. sf

Foto: /Rogério Marques / OVALE

Xandu Alves
Aparecida

A cidade de Aparecida está em festa para celebrar os 300 anos do encontro da imagem da Padroeira do Brasil, em 1717, nas águas do rio Paraíba.

Romeiros começaram a chegar durante a madrugada e ocuparam todas as vagas no estacionamento do Santuário Nacional. Do lado de fora, qualquer terreno desocupado virou vaga para estacionar veículos, ao preço de R$ 50.

Dentro da Basílica, milhares de fiéis participaram das missas desde 5h e percorreram os locais de visitação no Santuário. como as salas das Promessas e das Velas e o nicho com a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

A previsão do Santuário Nacional era de receber 200 mil pessoas durante toda esta quinta-feira, feriado nacional.

A missa solene começou pontualmente às 9h30 presidida pelo enviado do Vaticano, o cardeal italiano Giovanni Battista Re. "A devoção por Nossa Senhora Aparecida é transmitida de geração em geração", disse ele.

No início da celebração, a Basílica transmitiu um vídeo enviado pelo papa Francisco saudando os 300 anos da Padroeira do Brasil. "Estou com saudades do Brasil", disse Francisco, que chegou a prometer que voltaria ao Santuário, em 2017, por ocasião de sua viagem ao Brasil, em 2013, quando esteve em Aparecida.

"Manifestei o desejo de estar aí, mas a vida de papa não é fácil", disse Francisco.

Fiéis aplaudiram a mensagem do papa, transmitida por dois imensos telões ao lado do palco montado para a celebração da missa, na tribuna Bento 16. Francisco lembrou a crise política que assola o Brasil quando falou das "trevas do egoísmo e da corrupção" e exortou o povo a ter esperança: "Cristão não pode ser pessimista".

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO