São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Editorial
Novembro 02, 2017 - 22:22

PONTES CONTRA MUROS

Fake news é escolhida a palavra do ano. Jornalismo sério é ponte entre público e fatos, hoje em dia tão ameaçados


Fake news. A expressão, que em português significa notícias falsas, foi escolhida a 'palavra do ano' e ganhará um verbete no dicionário britânico. Foi o que trouxe nesta quinta-feira a notícia -- verdadeira, diga-se de passagem -- publicada em sites de todo o mundo. Trata-se de uma praga global que se dissemina com a velocidade (e a superficialidade) das redes sociais, construindo um muro alto e maciço entre os fatos reais, tão fundamentais em uma sociedade saudável e democrática, e a população humana.

O termo ficou mais popular e ganhou força durante a eleição presidencial de 2016 nos Estados Unidos, que terminou com a vitória de Donald Trump, que usa (e abusa) dessa estratégia de manipular fatos, datas, estatísticas e informações.

Em março deste ano, a ONU (Organização das Nações Unidas) definiu o nefasto fenômeno das fake news como sendo uma preocupação mundial, que põe em xeque, frontalmente, a liberdade de expressão. Adaptando frase do saudoso jornalista Joelmir Beting, fake news é a prática de 'torturar' os fatos até que eles 'confessem'.

Para os especialistas, de acordo com a ONU, essa onda -- ou melhor, tsunami -- de desinformação tem o poder de destruir reputações e também de violentar o conceito de privacidade, além de incitar a violência, a discriminação e atos de hostilidade contra certos grupos de nossa sociedade.

Em 2018, quando os brasileiros vão às urnas para a escolha do próximo presidente, as fake news prometem se tornar ainda mais presentes no dia a dia do debate político no país.

Neste mundo cada vez mais e mais dividido, as fake news são verdadeiros muros de desinformação e de alienação, amordaçando fatos e torturando a verdade. Em um cenário como esse, o jornalismo independente, ético e isento tem um papel fundamental: ele é a ponte entre o público e a verdade..

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO