São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Editorial
Novembro 06, 2017 - 23:57

MUDANÇA DE ESTRATÉGIA

Em relação ao esporte de alto rendimento, Felicio passa a bola para as mãos do mercado e aposta em patrocínios


Ginásio Lineu de Moura lotado, com as arquibancadas pulsando ao ritmo da calorosa e barulhenta torcida, que grita o nome de seus ídolos. É o time de São José dentro de quadra, disputando ponto a ponto, lance a lance, mais uma vitória em sua trajetória de triunfos -- como, por exemplo, a conquista dos títulos de campeão paulista de 2009 e 2012. E quem está com a bola na mão?

Diante da ávida torcida -- antes acostumada com os troféus abundantes erguidos no futebol feminino, futsal ou basquete e atualmente tão 'órfã' no esporte --, é o poder público que segura a bola nas mãos, no lance livre, na marca do pênalti, e precisa definir a melhor estratégia, o esquema tático, para o setor no município.

Nas gestões anteriores, como nos governos de Eduardo Cury (PSDB) e de Carlinhos Almeida (PT), a estratégia era investir pesado em esportes de alto rendimento, com contratação de estrelas e a equipes de ponta em determinadas modalidades. Foi assim com o basquete e o futebol feminino.

Hoje, a gestão Felicio Ramuth (PSDB) decidiu modificar a estratégia, incentivando que as modalidades captem os patrocínios por meio da LIF (Lei de Incentivo Fiscal). O projeto orçamentário para 2018, encaminhado pelo governo à Câmara, prevê R$ 4,568 milhões para as equipes de alto rendimento.

O orçamento de 2017, feito no governo de Carlinhos Almeida (PT), previa R$ 18,688 milhões para esta no, mas incluía neste montante o Fadenp (Fundo de Apoio ao Desporto Não Profissional), que cuida do programa Atleta Cidadão.

Na prática, com a mudança de estratégia realizada por Felicio, o governo municipal agora passa a bola para as mãos do mercado, que poderá então abraçar ou não a ideia. O objetivo é economizar, em tempo de crise e rombo nos cofres públicos.

Bola dentro ou bola fora?

Quem vai definir será a torcida. E o placar do jogo..

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO