São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Economia
Janeiro 18, 2018 - 08:29

Arte gótica, história, música e vida noturna são as atrações em Praga

Cidade de Praga

Cidade de Praga

Foto: /sdfsdd

'Cidade das Cem Torres', capital da República Tcheca é um ótimo roteiro de viagem. Igrejas, pontes e castelos da era medieval são cenários para concertos de ópera e bar feito de gelo na agitada vida noturna da Europa central

Ana Aragão @jornalovale

O gostoso de se viajar para a Europa é a sensação de estar viajando mais ainda! Percorrer vários países na mesma viagem, colecionar carimbos nos passaporte... Isso, para os viajantes, é como se fosse um troféu: conhecer mais costumes e culturas diferentes!

Pois bem, a minha escolha para esse roteiro foi o que as agências vendem como Triângulo Europeu, o 'Slanvan Tours', em que em uma trip você conhece três países da Europa central: Áustria, Hungria e República Tcheca.

Mas, neste diário de bordo, vamos falar é da antiga Tchecoslováquia, que após 1993 se dividiu em República Tcheca e Eslováquia. Alguns bons motivos me levaram a essa viagem, escolhendo entre tantos outros destinos que tenho no meu ranking de roteiros!

E por que Praga? 

Porque sou fascinada por arte gótica, e lá você o que você mais encontra são torres e mais torres construídas na Idade Media -- tanto que lá é conhecida como a Cidade das Cem Torres.

Praga é tão linda que é considera um monumento da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Fui no mês de abril, quando a temperatura estava começando a subir, para poder caminhar e apreciar principalmente a cidade antiga. Antes disso chega ser um desperdício de roteiro, pois o frio chega a muitos graus abaixo de zero!

ROTEIRO.

A primeira parada é a praça da cidade antiga, onde esta a famosa Torre Gótica!

Ponto de encontro de turistas do mundo todo pelo Desfile dos 12 Apóstolos, feito de hora em hora pelo relógio astronônico, construído em 1410 -- ao invés de marcar a hora, ele representa as órbitas do sol e da lua.

Ao redor da praça, além dos charmosos restaurantes, vale a pena a visitar as igrejas, entrar e perguntar os dias e os horários dos concertos de música clássica, exatamente um que me levou a conhecer Praga, que, assim como Viena, é palco dos maiores espetáculos de óperas e balés.

Desde os maiores até os 'acústicos' feito somente por violinos, em baixo, no sóton de uma igreja medieval. Você se transporta direto para o passado fechando seus olhos!

As casas noturnas de Praga são conhecidíssimas! Entre elas, uma das maiores da Europa Central, onde se encontra o famoso Icebar, feito de gelo. Acima dele a casa segue com mais cinco andares, com estilos de musica diferentes com atrações o ano todo.

Aliás, atenção cervejeiros! Querem beber cerveja gelada e de graça? Isso mesmo! Eu no começo não entendi, pensei que tinham marcado minha comanda errada, mas os tchecos bebem cerveja como se fosse água! Tiram da bica e te servem como se fosse um copo d'água, de verdade. É tão barata que na boate que fui era dada como 'água da torneira'. Eu saí com a sensação que estava indo embora sem pagar!

DESTINOS.

Mas não se limite em apenas conhecer Praga! Eu poderia citar aqui mais sete ou oito cidadezinhas da República Tcheca que valeria muito a pena conhecer, nas montanhas, no sul, no norte, mas escolhi falar de uma só: Karlovy Vary!

O lugar é cenário de muitas acontecimentos históricos. Foi onde um imperador passou mal e sem querer descobriu o que hoje é a cidade, que serviu de tratamento para soldados na Segunda Guerra Mundial e destino de férias de Bethoveen, Mozart e Goethe.

A cidade é inteira construída sobre fontes termais! São 12 mananciais de águas quentes, que ajudam a tratar uma série de doenças.

A temperatura varia, algumas chegando até incríveis 72 graus. Hoje a cidade recebe os ricos e famosos para se hospedarem nos luxuosos spas por conta dessas fontes hidrominerais.

É lá também que acontece Festival de Cinema, e também cenário de um dos filmes da franquia de James Bond.

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO