São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Economia
Janeiro 25, 2018 - 08:32

Diário de bordo: Búzios, Arraial e Cabo Frio são Caribe brasileiro

Região dos Lagos

PARAÍSO. Ao lado, praia de Búzios, e ao lado imagens de Cabo Frio e Arraial do Cabo, na região dos Lagos, no Rio

Foto: /Divulgação

Colunista de OVALE, Ana Aragão convida o leitor a conhecer a região dos Lagos, no Rio de Janeiro, conhecida pelas praias paradisíacas e pelo mar de águas claras, 'caribenhas'. Pousadas com o pé na areia são boa pedida

Ana Aragão

Como na maioria das minhas viagens, eu escolho o destino em cima da hora. Depois de fazer uma pesquisa rápida na internet em sites de hotéis e pousadas, ligo para um, dois, três amigos e pronto: esta armada a próxima trip!

Sem expectativa, mas já com algumas programações em mente, eu já sabia que uma viagem para Cabo Frio, Arraial do Cabo e Búzios seria de muito esporte outdoor, de aproveitar a natureza e tudo que nosso clima tropical nos oferece para fazer fora das academias.

Fui determinada a fazer mergulho, canoagem, sand board, entre outras programações que as agências de turismo e aventura oferecem por lá.

O que eu não sabia era que conheceria umas das praias mais lindas que já vi em toda a minha vida! Já visitei Caribe e praias na Tailândia, e saber que aqui pertinho, a menos de 200 quilômetros do Rio de Janeiro, encontraria umas das águas mais claras do nosso planeta, algumas chegando a quatro ou cinco tons de azul.

Entre as grutas formadas por meteoritos, há dunas desenhadas pelo vento e passeios de barco com comprimento dos golfinhos: assim é Cabo Frio e Arraial do Cabo!

TURISMO.

Em Cabo Frio, agendei uma aula e passeio de canoa, saindo da Praia da Passagem, região mais nobre e também a mais antiga da cidade.

Cabo Frio, para quem não sabe é a sétima cidade mais antiga do Brasil e é em Passagem onde se caminha pelas ruas de pedra da época colonial. Lá também estão as melhores pousadas pé na areia e restaurantes.

E ali, nesta praia, o ponto de encontro para os passeios de canoa. Para os apaixonados pelas manhãs como eu, pegue o passeio das 6h, para remar enquanto você aprecia o nascer do sol e garantir belíssimas fotos. Pois, dependendo da sorte, você pode receber o bom dia dos golfinhos, tartarugadas e outras maravilhas que estão entre as ilhas.

DICAS.

Não deixe de conhecer a Ilha do Japonês. Pequena, tranquila e de águas rasas em época de maré baixa. Jamais saberia se não fosse pelo passeio de canoa e dicas dos guias locais. Em época de baixa temporada chega a ser uma ilha paradisíaca, daquelas que vemos em filmes, com água azul clarinha, areia branca e só você nela.

Outra sugestão é a praia a das Dunas, entre as praias do Forte e Foguete (na verdade é uma única praia, muito extensa, que troca o nome conforme se troca o nome do bairro).A das Dunas me surpreende, por conta dos tons de azul da água 'caribenha', e segundo pelas montanhas de areia que pensava que só existisse em Maceió!.

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO