São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Editorial
Janeiro 15, 2018 - 23:32

TRUMP E OS BRASILEIROS

Série de reportagens publicada por OVALE, a partir de hoje, é indispensável para entender mundo a nosso redor


A ligação entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o Vale do Paraíba pode ser analisada sob diferentes pontos de vista. O econômico é um deles. Só no último mês, por exemplo, o norte-americano aprovou a venda de 12 aviões militares Super Tucano A-29 da Embraer para a Nigéria.

A possível fusão entre a Embraer e a Boeing também entrou na mesa de negociação.

Aliás, a empresa de São José dos Campos foi a primeira indústria brasileira a emitir encomenda aos Estados Unidos após a posse de Trump como presidente dos Estados Unidos. Na ocasião, em janeiro de 2017, a gigante brasileira levantou US$ 750 milhões.

Sob o ponto de vista econômico, portanto, a posse de Donald Trump não alterou significativamente a relação oficial entre os dois países.

Um outro ângulo, no entanto, precisa ser mostrado. Brasileiros, muitos deles da RMVale, viram suas perspectivas mudarem completamente com a mudança de comando na Casa Branca no início de 2017.

Na semana em que o presidente americano completa um ano à frente dos Estados Unidos, OVALE inicia a partir da edição desta terça-feira, uma série de reportagens, em cinco capítulos, que vai mostrar a nova realidade de imigrantes nos Estados Unidos.

O medo e a incerteza, que marcam a realidade dessas pessoas, serão narrados pelo repórter Danilo Alvim, que ficou por três meses nos Estados Unidos, entre dezembro de 2016 e fevereiro de 2017 (período que ocorreu a posse do novo presidente).

Alvim colheu depoimentos exclusivos, de gente brasileira que se vê ameaçada com as novas regras de controle à entrada de estrangeiros no país.

O material que começa a ser publicado é documento importante sobre este início do governo norte-americano. É útil para entendermos, inclusive, o momento vivido no Brasil a 10 meses da eleição presidencial.

O efeito Trump poderá ser repetir em solo tupiniquim? Quais as chances de termos um 'furacão' parecido por aqui em outubro deste ano?

Todas essas questões podem ser melhor compreendidas com a leitura desta série de reportagem que o OVALE apresenta ao leitor a partir de hoje. Uma leitura imperdível. Mais que isso: indispensável!.

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO