São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Nossa Região
Janeiro 12, 2018 - 00:46

'Dia D' contra a febre amarela deve vacinar mais de um milhão no Vale

Vacina Febre Amarela

Imunização. A vacinação será feita na zona rural da região norte

Foto: Agência Brasil

Vacinação vai ocorrer em 53 cidades paulistas durante o mês de fevereiro, das quais 37 estão no Vale do Paraíba; do total de 6,3 milhões de pessoas que devem ser imunizadas em São Paulo, cerca de 1,240 milhão moram no Vale

Xandu [email protected]

Metade da população do Vale do Paraíba vai ser vacinada no 'Dia D' contra a febre amarela, em uma campanha maciça da Secretaria de Estado da Saúde que vai ser realizada em fevereiro.

Por recomendação do Ministério da Saúde, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia terão vacinação emergencial em fevereiro em áreas que não tinham recomendação para imunização contra a doença, como a RMVale. Serão priorizadas 53 cidades paulistas, das quais 37 estão no Vale do Paraíba.

Do total de 6,3 milhões de pessoas que devem ser imunizadas em São Paulo, 1,2 milhão moram na RMVale.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, serão imunizadas pessoas que residem em áreas ainda não alcançadas pelo vírus, mas que estão receptivas, pois integram os corredores ecológicos.

A vacinação ocorrerá de 3 a 24 de fevereiro, começando pelo 'Dia D'. Quem já tomou uma dose da vacina não precisará se imunizar novamente. Crianças devem ser vacinadas a partir de nove meses de idade --seis meses se vivem em locais com risco.

Segundo o Ministério da Saúde, locais que têm matas e rios, onde o vírus e seus hospedeiros e vetores ocorrem naturalmente, são consideradas como áreas de risco.

REGIÃO.

Das 37 cidades do Vale que receberão a vacina, apenas Igaratá foi considerada "área com recomendação de vacina" pelo Ministério da Saúde. As demais receberão por prevenção.

Em 29 cidades da região, a vacina será ofertada para a população total, devido à alta concentração de mata, totalizando 581,8 mil pessoas.

Nos demais oito municípios, incluindo São José (258 mil), Taubaté (114 mil) e Jacareí (90 mil), a vacinação será parcial e apenas para moradores de bairros com maior vulnerabilidade, totalizando 658,8 mil.

"Vamos reforçar nossas estratégias para proteger a população contra a febre amarela, antecipando a imunização em locais onde ainda não há circulação do vírus", disse David Uip, secretário da Saúde de SP.

Décio Moreira, do Conselho Municipal de Saúde de São José, disse que falta planejamento à prefeitura para imunizar a população da cidade. "Há filas quilométricas nos postos. Muita confusão entre a população. Falta de preparo total".

A Secretaria de Saúde informou que a vacinação está sendo feita em 16 UBS's, de forma escalonada de segunda à sexta, com o objetivo de "otimizar o uso dos frascos da vacina, evitando o desperdício de doses"..

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO