São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Nossa Região
Janeiro 12, 2018 - 13:39

Blitz da Lei Seca aborda mais de 300 motoristas na zona sul de São José

Blitz do programa Lei Seca realizada na Avenida João Batista de Souza Soares, Jardim América

Blitz do programa Lei Seca realizada na Avenida João Batista de Souza Soares, Jardim América

Foto: Beto Faria/PMSJC

Durante a ação cinco motoristas foram autuados por alcoolemia e outros cinco por recusa; em ambos os casos é aplicada multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses, além das medidas administrativa


Uma ação de fiscalização e conscientização abordou 338 motoristas, na noite desta última quarta-feira (10), durante a blitz do programa Lei Seca, realizada na Avenida João Batista de Souza Soares, Jardim América, região sul da cidade. A ação foi realizada pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, em parceria com Detran (Departamento de Trânsito).

Durante a ação cinco motoristas foram autuados por alcoolemia e outros cinco por recusa. Em ambos os casos é aplicada multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses, além das medidas administrativas.

No caso de quem faz o teste do etilômetro e ultrapassa o limite de 0,33 miligramas de álcool, há o enquadramento por crime de trânsito e uma possível detenção que varia de seis meses a três anos.

Mais do que fiscalizar, o programa Lei Seca também tem caráter educativo, que visa conscientizar motoristas sobre os riscos da mistura entre álcool e direção. O condutor deve estar ciente de que sua maior preocupação tem que ser com a segurança própria e de outras pessoas.

O PROGRAMA

A ações do programa de Lei Seca são realizadas, semanalmente, em bares e locais de shows ou durante blitze educativas, além de palestras em universidades.

O programa conta também com a parceria das Polícias Militar e Rodoviária Estadual, Polícia Rodoviária Federal, Detran, Corpo de Bombeiros, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Grau (Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências e Emergências).

Em 2017, 21 blitze abordaram mais de 1600 motoristas nas ruas, avenidas e rodovias que cortam a cidade.

Com a ação "A conta", a equipe visitou mais de 10 estabelecimentos desde o mês de maio, quando foi lançada.

Nas universidades, os estudantes assistem à palestra "Lei Seca: Que papo é esse". Nos encontros alunos receberam informações sobre os riscos de beber e dirigir, assim como esclareceram dúvidas sobre os efeitos consumo do bombom de licor e uso do enxaguante antes do teste com o etilômetro.

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO