São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Nossa Região
Janeiro 12, 2018 - 23:57

Startup cria plataforma de 'caça' buracos em São José

Mapeamento

Mapeamento. Região central é campeã em imperfeição nas vias

Foto: /Reprodução

Plataforma mapeia as vias públicas e indica os locais onde existem imperfeições como, por exemplo, buracos, desnível e ondulação nas ruas; população também pode enviar queixa

Julia [email protected]

Uma startup de mobilidade urbana, sediada em São José dos Campos, criou uma plataforma que mapeia as vias públicas e indica os locais onde há imperfeições como buracos, desníveis e ondulações nas ruas do município. O recurso é on-line e conta com a participação das denúncias feitas pela população.

O método foi criado pelos funcionários da Modelo T, startup criada há seis meses. Implantado esta semana, o projeto já registrou mais de 30 imperfeições nas avenidas da cidade em dois dias.

A região central é a campeã em queixas de imperfeições.

Além das colaboração da população, a empresa realiza vistorias diárias nas ruas utilizando um veículo equipado com câmeras para facilitar na identificação dos buracos. 

"Esses dados serão passados para prefeitura para serem tomadas as devidas providências, pois os carros evoluíram, mas as vias não estão acompanhando esse ritmo, e isso pode causar sérios danos, inclusive acidentes. A participação da população no processo de mapeamento é fundamental", disse Pedro Oliveira, engenheiro e fundador da Modelo T.

Se a imperfeição for reparada pela prefeitura, a plataforma irá sinalizar o reparo feito.

Futuramente, os serviços serão ampliados com a utilização de drones com o objetivo de melhorar identificação dos danos causados à população.

Os dados pesquisados pela empresa também mostram que as imperfeições nas vias provocam aumento no consumo de combustível.

"Ao analisar algumas imagens de carros passando nas imperfeições, notamos que os motoristas diminuem a velocidade e logo aceleram o veículo para retomar a velocidade", afirma Oliveira. Um outro ponto do mapa é antecipar a formação de um buraco. Na página do projeto, o morador pode alimentar no mapa a existência de rachaduras.

"Se a rachadura for reparada logo no início impossibilitará a formação de buraco, pois ele necessita de dois elementos: Água e tráfego. O buraco começa com rachaduras", conta o engenheiro.

CADASTRO.

As denúncias de qualquer tipo de imperfeição na via são feitas pelo do site www.modelot.com.br/imperfeicoes, basta informar o nome,e-mail e endereço e detalhar a queixa.

Todos os posts serão analisados antes da publicação, segundo a startup..

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO