São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Viver
Janeiro 18, 2018 - 23:57

Espaço Cultural Colinas promete programação inédita em São José

Obra de Gersony Silva - Espaço Cultural Colinas

Obra de Gersony Silva - Espaço Cultural Colinas

Foto: Rogério Marques

ESPAÇO CULTURAL COLINAS, NA LIVRARIA MAXSIGMA, PROMETE PROGRAMAÇÃO INÉDITA NA CIDADE

Paula Maria [email protected]

Definitivamente o setor das artes plásticas está aquecido em São José. A cidade acaba de ganhar mais uma galeria de arte, agora dentro da livraria Maxsigma, loja localizada no segundo piso do shopping Colinas.

Trata-se do Espaço Cultural Colinas, que promete trazer para a região artistas relevantes da arte brasileira e novos talentos.

"A história dessa galeria começou a ser desenhada em Taubaté. Foram várias conversas, até que a Maxsigma de São José passou por uma reforma e, em conversas com Sérgio Baccho, sócio-proprietário da livraria, ele resolveu transformar esse salão em um espaço voltado às artes", afirmou o artista plástico Luiz Tejuh, curador da mostra de arte e da programação local.

"Eu e Tejuh descobrimos que temos várias coisas em comum. Estivemos aqui na inauguração do shopping e levantamos desde então, as bandeiras da arte e da literatura", contou Baccho. "Nossos caminhos se cruzaram de novo recentemente e passamos a pensar em um projeto que unisse ambas expressões".

Aquele que seria até então um espaço multiuso, com reunião de escritores, bate-papo e auditório, tornou-se uma galeria em tempo integral.

A mostra "Com Outros Planos", atualmente em cartaz, é composta por um coletivo de artistas. Há trabalhos de Renato Chiarelli Garcia, Walmir Teixeira e Luiz Carlos Ferracioli, Gersony Silva e do próprio L.Tejuh.

"Além do contato direto com as obras e de poder apreciar e adquirir os trabalhos desses artistas, o espaço é um lugar para desfrutar de ótimos momentos, como tomar café, ler, bater-papo", disse Tejuh.

Exposição.

Mas, afinal, que tipo de arte o público valeparaibano gosta? "Não sei. Tudo ainda é uma grande experimentação. Há pessoas que estão vendo uma galeria pela primeira vez, outros já são familiarizados e têm intimidade com a arte. Então, nesse sentido estamos descobrindo juntos", disse o artista plástico.

"Por outro lado, este espaço cultural se apresenta como uma opção de exposição aberta. Nossa meta é que as pessoas descubram o salão, se interessem pelas obras, questionem, dialoguem sobre elas. É esse tipo de provocação que a arte traz que interessa aos artistas", continuou ele.

Ensino.

A proposta da livraria também inclui outros projetos, como workshops, palestras, café filosófico e lançamento de livros com seus autores, entre outros eventos.

"Queremos fazer cineclubes com filmes de arte, bate-papos. Estamos com vários projetos para esse espaço neste ano", adiantou Tejuh.

Por ora, estão ocorrendo uma vez por semana oficinas de arte, com duas horas de duração cada.

São oficinas livres de Belas Artes e Arte Conceitual Contemporânea. E, por meio do desenho e da cor, o aluno tem a oportunidade de desenvolver-se aprendendo técnicas e por meio de leitura (olhar e observação), estilo, criatividade e etc.

A próxima oficina irá acontecer na terça-feira (23). Serão dois horários: das 14h30 às 16h30 e das 19h às 21h. A taxa de participação é R$60 e inclui material. O limite é de 10 participantes em cada oficina.

Serviço.

Reservas podem ser feitas pelo telefone: (12) 99638-4397 ou direto na Galeria. A livraria Maxsigma fica no shopping Colinas (Av. São João, 2.200, Jardim das Colinas). A entrada para as exposições de arte é gratuita..

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO