São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Economia
Fevereiro 08, 2018 - 08:15

Com palácios e parques imperiais, Viena oferece mais de 100 museus

Viena, Áustria

Tradição. Os imponentes prédios medievais chamam a atenção

Foto: Divulgação

Terra de Mozart, Schubert, Strauss e Haydn, capital da Áustria tem diversas opções culturais, como a famosa escola de equitação e concertos, além de muita história envolvida para os amantes de filosofia e arte

Ana Aragão

Ler artigos sobre a cidade de Viena é, basicamente, como ler um livro de história, diferente de narrar uma viagem sobre cidades como como Nova York ou praias. Nessa viagem para a Áustria, confesso, gastei todo meu dinheiro em entradas de museus e concertos!

Para começar, vá para ficar uns cinco dias pelo menos, pois entre palácios que são museus, também a casa e consultório de Sigmund Freud, Viena conta com mais de 100 museus para visitar!

Uma dica: se estiver com acompanhante, é bem provável que cada um terá sua preferência. Então, escolha entre os 100 uns 10 que mais te chamam a atenção, e siga dois ou três por dia. Ou se dividam e se encontrem depois, pois as vezes os interesses não são os mesmos, e ninguém é obrigado a fazer uma programação que não queira numa cidade com tanta diversidade em arte e história, né?

Para se trasportar para lá e para cá é fácil, pois nunca em minha vida vi um povo tão educado, uma cidade tão limpa, organizada e até mesmo silenciosa. Parece que a cidade esta no modo 'mute', tirando os sons dos violinos -- a cada catedral, se escuta um concerto!

SUGESTÃO.

Vou começar pelo mais visitado, o Palácio de Schönbrunn. Era a Residência de verão dos Habsburgos, e por ali morou a Imperatriz Sissi da Áustria e Napoleão.

E, claro, não caberiam aqui todos os hóspedes que o conhecido Palácio de Versailles da Áustria hospedou, pois eram mais de 1000 acomodações. Hoje por exemplo podemos visitar alguns em um tour guiado, onde nossa imaginação vai além... Imagine só, caminhar sobre o saguão principal onde Mozart era convidado para reger os bailes da corte nas festas de inverno! Na hora veio o filme de Maria Antonieta na minha cabeça!

E não voltando muito atrás, logo ali em 1900? Não pude deixar de fazer o mesmo trajeto que Freud fazia quando morava e lecionava em Viena! Sua casa hoje virou museu pela idealização de sua filha Anna Freud. Além de poder entrar e ver o divã onde ele consultava, caminhei até a universidade onde ele era professor e depois segui para o café preferido dele, perto da faculdade!

HISTÓRIA.

Para ganhar tempo, contrate uma operadora com guia em português, pois a Áustria além da história da época imperial também foi sede da Segunda Guerra Mundial, e sem o acompanhamento de um bom guia você vai perder de aprender muita coisa, pois essa minha experiência foi isso: uma verdadeira aula sobre história e arte!

Ao contrário do que muitos imaginam, eu pensava que para assistir a uma apresentação de ópera precisávamos ir de vestido de longo e joias, como Julia Roberts no filme 'Uma Linda Mulher'!

Claro que existem esse tipo de apresentações, mas, em sua grande maioria, um evento assim é tão comum para eles que o traje é também o comum: calça, jeans, camisa? Enfim, a mesma roupa que vestiu no seu dia de turista andando pela Ring!

Aliás, Ring? O que é Ring Ringstrasse é a área da cidade velha de Viena, onde estão os museus, onde tem mais de 20 pontos turísticos! Comece por lá, e boa viagem!

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO