São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Nossa Região
Fevereiro 09, 2018 - 22:35

Detran-SP aplicou 120 multas por dia na RMVale ano passado

Pedestre atravessando avenida Cassiano Ricardo

Infrações. São José dos Campos registrou mais da metade das infrações do Detran na região em 2017

Foto: Rogério Marques/OVALE

Ao todo, Departamento Estadual de Trânsito aplicou 43.890 multas de trânsito em Jacareí, São José dos Campos, Caçapava e Taubaté nos 12 meses do ano passado; São José teve mais da metade das infrações

Danilo [email protected]_

O Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) aplicou 43.890 multas de trânsito no eixo Jacareí-Taubaté (Jacareí, São José dos Campos, Caçapava e Taubaté) nos 12 meses do ano passado.

São José dos Campos puxou a fila, com 24.760 multas aplicadas no período entre janeiro e dezembro de 2017 -- o equivalente a 56% do número total de infrações. Taubaté vem logo atrás, com 10.691 ocorrências no mesmo período (24% do total).

Completam a lista Jacareí, com 6.246 registros, e Caçapava, que teve 2.193 penalidades aplicadas aos condutores. Os dados são do Detran.

Os quatro municípios do Vale somaram 10.334 CNHs suspensas no período entre janeiro e setembro de 2017, sendo que São José foi responsável por 56% dos casos -- total de 5.861. Taubaté registrou 2.130 suspensões, Jacareí 1.915 e Caçapava 428.

AUTOESCOLAS.

Na mira do Detran, pelo menos cinco centros de formação de condutores do Vale do Paraíba foram descredenciados e outros sete respondem a processo por irregularidades ao serem flagrados em fiscalizações realizadas pelo departamento no ano passado.

São José teve duas autoescolas descredenciadas por práticas ilegais, Taubaté uma e Caçapava duas. Já em relação a autoescolas com processos administrativos, São José tem quatro unidades, Taubaté duas e Jacareí uma.

Os estabelecimentos que respondem a processo têm direto a defesa, como garante a Constituição Federal.

"É importante que o cidadão se conscientize de que a correta formação do condutor é parte essencial para um trânsito mais humano e seguro", disse Maxwell Vieira, diretor-presidente do Detran-SP.

FANTASMA.

A prática ilegal de 'aula fantasma', em que o aspirante a motorista paga, não dá as caras no aprendizado prático e, mesmo assim, a autoescola diz que ele encontra-se apto para o exame, foi flagrada na última terça-feira, pela equipe do Detran na zona leste de São José dos Campos.

A equipe de fiscalização verificou que havia uma aula aberta, porém o instrutor estava na recepção e a aluna não estava presente, apesar de ter dado entrada na aula com suas digitais.

Foi registrado um boletim de ocorrência no 6º DP (Distrito Policial) de São José por inserção de dados falsos em sistema de informações.

A mesma prática foi flagrada pelo Detran em uma autoescola de Guaratinguetá, na última quarta-feira..

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO