São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Nossa Região
Fevereiro 09, 2018 - 17:48

Com críticas à política, bloco 'Acorda Peão' se apresenta neste sábado em São José

Bloco é organizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos.

Bloco é organizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos.

Foto: Divulgação/SindiMetal SJC

Organizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos, bloco completa 20 anos e se apresenta neste sábado em São José dos Campos; cerca de 400 foliões devem sair no bloco, que partirá pela manha nas ruas centrais da cidade


O tradicional Bloco Acorda Peão, que completa 20 anos, se apresenta neste sábado em São José dos Campos. Cerca de 400 foliões devem sair no bloco, que partirá pela manha nas ruas centrais da cidade.

Organizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos, o bloco popular tem um caráter de contestação. Empresários, banqueiros, prefeitos, deputados, juízes, ministros e presidentes de diversos governos já foram alvo das críticas dos foliões.

Este ano, com o samba-enredo "Reforma e corrupção", o bloco levará à avenida um protesto contra a proposta de mudanças da aposentadoria, os rumos da Lava Jato e a possibilidade de venda da Embraer para a Boeing.

Os políticos pegos na operação Lava Jato também serão alvo do bloco. Com tornozeleiras eletrônicas, os integrantes vão pular Carnaval em liberdade, do lado de fora de uma prisão cheia de detentos.

"Com samba e fantasias divertidas dos políticos, o objetivo do bloco é criticar as injustiças de forma que todos possam entender. O Carnaval brasileiro tem em sua raiz um caráter de contestação que acabou enfraquecendo. O Acorda Peão quer preservar essa tradição, colocando todo mundo pra sambar e protestar", afirma o secretário-geral do Sindicato, Renato Almeida.

A bateria do Acorda Peão ficará por conta dos blocos Sô Fia da Vida, composto principalmente por mulheres, e Acadêmicos do Satélite.

O Acorda Peão sairá da Rua Francisco Paes, 316, às 10h, seguindo pela Rua 15 de novembro.

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO