São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Nossa Região
Fevereiro 13, 2018 - 21:23

Com multidão atrás do Barbosa, folia de São Luiz volta às origens

Carnaval de São Luiz do Paraitinga

Carnaval de São Luiz do Paraitinga

Foto: José Roberto Corrêa

Tradicional Carnaval luizense tem banda no chão e festa nas ruas do centro histórico pela primeira vez após a enchente; 20 mil seguem atrás do Barbosa e seu bondão, um dos blocos mais esperados pelos foliões

Da redaçã[email protected]

São Luiz do Paraitinga encerrou em grande estilo a volta de seu tradicional Carnaval. Milhares de pessoas acompanharam o Barbosa e outros blocos durante esta terça-feira, colocando um ponto final na festa que voltou às ruas da cidade após um ano interrompida por problemas financeiros.

Em 2018, a folia foi ainda mais tradicional na capital das marchinhas: graças a queda de uma barreira de terra na via de acesso principal, as músicas foram entoadas no centro histórico, seguindo o trajeto anterior a enchente de 2010.

Por questões estruturais, a festa ficou ainda mais parecida com antigamente, já que em determinado trecho o bloco teve apenas banda no chão. Uma verdadeira volta às origens para os luizenses.

FESTA.

Nesta terça, o maior destaque foi o Bloco do Barbosa, um dos mais aguardados pelos foliões. A marchinha foi criada em homenagem a um motorista de ônibus que levava músicos da cidade para São Paulo.

Mal-humorado, ele foi alvo de brincadeiras dos passageiros, que criaram a música despretensiosamente. No início, o motorista não quis saber da homenagem, mas, anos depois, passou a sair no bloco, devidamente trajado. Hoje, o Barbosa é um dos maiores sucessos de São Luiz, levando mais de 20 mil foliões às ruas.

A terça-feira é um dos dias mais esperados pelos turistas, porque traz outros blocos tradicionais, como Espanta Vaca, Pé na Cova, Pipoca, Casarão e Bico do Corvo.

VERBA.

Considerada uma das maiores festas de rua do Brasil, São Luiz não teve Carnaval oficialmente em 2017 por dificuldades financeiras. A folia voltou para este ano, mas com regras e taxas para arrecadar fundos e também espantar turistas mal intencionados: as cobranças vão desde multa para quem urinar na rua até zona azul para carros e cobrança de entrada na cidade.

O governo Ana Lucia Bilard (PSDB) não chegou a divulgar por enquanto números oficiais do Carnaval deste ano..

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO