São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Editorial
Maio 17, 2018 - 22:54

PROMETEU. VAI CUMPRIR?

Prometeu tem que cumprir. Promessômetro de OVALE é ferramenta de fiscalização de propostas de Ortiz e Felicio


Coisa prometida. Afirmativa de que se dará ou fará alguma coisa. Um compromisso moral ou escrito. Sinônimo de compromisso, comprometimento e dar a palavra. Assim o dicionário explica um verbete que promete, literalmente, dar o que falar neste ano, quando o eleitor terá um encontro com a democracia brasileira diante das urnas. A palavra é promessa. E, neste caso, não é a promessa feita para um ou outro santo. É aquela promessa feita -- sem a menor parcimônia -- pelos candidatos, aqueles que deixam as ruas sujas com seus santinhos. E reza a cartilha de nossos políticos de plantão que o importante mesmo é prometer, prometer e prometer. Promete-se tanto, mas tanto, que o mundo mostrado pelo marketing eleitoral, com aqueles caprichados (e caros) programas de televisão e jingles do tipo chiclete, mais parece um 'puxadinho' do Projac, uma espécie de estúdio dedicado a fazer da dura vida real uma fantasiosa ficção. Porém, e o verbo cumprir? Ele é conjugado depois da eleição?

A teoria na prática é outra.

Um exemplo? Em 2016, quando cumpria o primeiro mandato no Palácio do Bom Conselho, o prefeito de Taubaté, Ortiz Junior (PSDB), prometeu ampliar o número de academias ao ar livre na cidade. Nos últimos 12 meses seriam construídas mais 60 unidades, o que ampliaria em incríveis 75% o total de academias para a terceira idade -- hoje são 80, sendo que algumas delas estão instaladas em áreas fechadas.

No contrato firmado há um ano com a empresa Ask Ltda, para a execução do serviço, foi definido o valor de R$ 217 mil para realização em um prazo de 12 meses. Porém, até aqui nenhuma das 60 novas academias foi implantada. O acordo será encerrado no próximo dia 31. No entanto, o governo Ortiz não reservou dinheiro para implantar academias ao ar livre para o ano de 2018.

Os políticos estão cumprindo o que prometeram? Para ajudar o (e)leitor a responder essa importante questão OVALE mantém a ferramenta Promessômetro, que acompanha e fiscaliza o cumprimento das propostas prometidas por Ortiz e também pelo prefeito de São José dos Campos, Felicio Ramuth (PSDB), durante a campanha eleitoral. O acompanhamento está no site de OVALE.

Durante o primeiro ano do segundo mandato, Ortiz cumpriu 5 das 83 promessas de campanha -- 6% do total. Já o tucano Felicio cumpriu 29,85% das promessas de campanha durante o primeiro ano de sua gestão. É importante acompanhar, fiscalizar nossos governantes. Afinal, promessa é dívida. E nós vamos cobrar..

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO