São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Política
Maio 12, 2018 - 00:03

Consulta prévia para reitoria da Unitau começa nesta segunda-feira

Reitoria da Unitau

Disputa. O novo reitor da Unitau deverá tomar posse em 3 de julho

Foto: /Rogério Marques/OVALE

Nessa etapa, estudantes, professores e funcionários da universidade podem votar em uma das cinco chapas que disputam a eleição para reitor e vice-reitor da autarquia

Da redaçã[email protected]

Será realizada entre segunda-feira e sábado a consulta prévia para o processo eleitoral para a escolha do novo reitor e vice-reitor da Unitau (Universidade de Taubaté).

Nessa etapa, alunos, professores e funcionários da universidade podem votar em uma das cinco chapas.

O resultado da consulta prévia será publicado dia 24, mas não é vinculativo. Ele não precisa ser seguido para a definição da lista tríplice, que ocorrerá no dia 29 de maio, em reunião dos Conselhos Universitário, de Administração e de Ensino e Pesquisa.

LISTA TRÍPLICE.

Da lista tríplice sairá o eleito, escolhido pelo prefeito (PSDB). A posse será dia 3 de julho, para um mandato de quatro anos.

Três das chapas são encabeçadas por nomes do grupo que comanda a autarquia atualmente: Nara Fortes, Francisco José Grandinetti e Mario Peloggia. Outra chapa é encabeçada por um nome mais alinhado ao prefeito: Arcione Viagi. A última chapa, de Régis Souza, é de oposição.

CONSULTA PRÉVIA.

Os alunos devem votar nos departamentos em que estudam. Os professores devem votar onde estão lotados e os funcionários no local de exercício da função. Serão nove postos de votação.

A consulta prévia motivou uma disputa jurídica antes do início do processo eleitoral. O Ministério Público ingressou com uma ação para que o novo reitor fosse definido diretamente pelo voto de alunos, professores e funcionários, sob a alegação de que a eleição indireta é antidemocrática e contraria a lei orgânica do município. A liminar, no entanto, foi negada.

A eleição direta favoreceria o candidato mais alinhado com Ortiz, já que os nomes de situação têm mais facilidade de obter apoio nos conselhos..

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO