São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Viver
Maio 12, 2018 - 00:03

Arte sacra de Pastro em destaque no "Arte n'OVALE"

Autor das obras sacras do Santuário Nacional, Cláudio Pastro era um dos nomes mais renomados da arte plástica do Brasil.

Autor das obras sacras do Santuário Nacional, Cláudio Pastro era um dos nomes mais renomados da arte plástica do Brasil.

Foto: /A12/Divulgação

Da Redaçã[email protected]

Considerado por especialistas um dos artistas mais expressivos da atualidade nas artes sacras, Cláudio Pastro (1948-2016) é o autor das obras presentes no Santuário Nacional de Aparecida.

O artista plástico, natural de São Paulo, é homenageado no projeto "Arte n'OVALE', desta edição. Uma de suas obras pode ser vista na página 8.

Grande devoto da espiritualidade beneditina, Pastro tem suas peças baseadas no Concílio Ecumênico Vaticano II. Na infância, o artista usava papéis de saco de pão para desenhar. Suas primeiras obras como profissional foram na capela do Mosteiro Nossa Senhora da Paz, em São Paulo. Vieram na sequência criações para o colégio Santo Américo e para outras igrejas.

Formado em Ciências Sociais pela PUC (Pontifícia Universidade Católica), em 1972, Pastro se dedicava à arte sacra desde 1975. Estudou na Abbaye Notre Dame de Tournay (França), no Museu de Arte Sacra da Catalunha (Espanha), na Academia de Belas Artes Lorenzo de Viterbo (Itália), na Abadia Beneditina de Tepeyac (México) e no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.

Dos vitrais à grande Cúpula Central do Santuário, são várias as obras concebidas e assinadas pelo artista. Seu referencial foi o Altar Central.

Morreu em outubro de 2016, vítima de um Acidente Vascular Cerebral. Mas seu trabalho continua a ser admirado por fieis que anualmente visitam a Aparecida..

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO