São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Economia
Junho 14, 2018 - 01:35

Ações da Embraer sobem após 'aval' do governo ao acordo com a Boeing

Embraer

Indústria aeronáutica. Criada em São José dos Campos, a Embraer negocia com a Boeing uma cooperação de negócios para criação de um bloco Brasil-EUA na indústria

Foto: /Divulgação

Fabricantes criarão uma terceira companhia, com participação majoritária da Boeing e deixando a Defesa de fora

Da redaçã[email protected]

O governo brasileiro deu sinal verde para a fusão comercial entre a Embraer e a norte-americana Boeing, segundo informaram agências internacionais.

A notícia fez disparar as ações da Embraer, que estavam em baixa e subiram 6,12%, cotadas a R$ 24,78 nesta quarta-feira.

De acordo com agências, como a Bloomberg, o governo brasileiro teria dado aval à fusão entre as fabricantes, que deverão formar uma terceira empresa. A Boeing deverá ter 51% do controle acionário desta joint venture. A participação da Embraer ainda não teria sido definida.

DEFESA.

Com poder de veto sobre o negócio, o governo brasileiro teria aceitado o arranjo comercial com a certeza da separação da área de Defesa da Embraer, que ficará em uma unidade separada da nova companhia, em razão de projetos estratégicos para as Forças Armadas do país.

Com a aprovação do governo, ainda segundo agências, o negócio deve ser fechado e anunciado em breve.

Até agora, Embraer e Boeing têm se limitado a confirmar a negociação sem dar mais detalhes sobre o andamento da conversa.

A operação é uma maneira de as duas companhias disputarem um mercado de jatos regionais que ficará cada vez mais competitivo, especialmente com a entrada da francesa Airbus, que irá assumir a fabricação dos jatos C Series da canadense Bombardier, principal concorrente da Embraer.

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José é contrário ao negócio e teme demissões em massa em razão de uma eventual mudança da linha de produção comercial da Embraer para os Estados Unidos. Hoje, a maior planta industrial da companhia fica em São José..

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO