São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Editorial
Junho 04, 2018 - 22:18

Vale tem notas baixas

Nas políticas de defesa do 'verde' a RMVale possui notas vermelhas, com principais cidades com baixas avaliações


Em se tratando de 'verde', a nota da RMVale é vermelha feito pimentão. É o que revela o ranking ambiental elaborado pelo governo do Estado, que analisa os 645 municípios paulistas com base em 10 quesitos, como saneamento básico, lixo, arborização urbana, biodiversidade, educação ambiental, qualidade do ar, gestão das águas, entre outros. Das 39 cidades do Vale do Paraíba, de acordo com a avaliação de zero a 100, só duas tiveram nota superior a 80 pontos -- patamar mínimo para que o município receba o selo 'Município VerdeAzul'. Só Caraguatatuba e São Bento do Sapucaí foram selecionadas. Em todo o território paulista foram 53. A análise é de 2017, a mais atualizada sobre o tema no estado. Essa nota vermelha, no quesito verde, já acende o sinal amarelo.

No ranking estadual, por exemplo, Taubaté ocupa a 121ª posição (59,05 pontos). São José dos Campos, por sua vez, encontra-se ainda mais abaixo na tabela e é só a 165ª colocada (49,78), com Jacareí em 214ª (38,59). Isso para citar os três maiores municípios da região. Tem que melhorar.

Exemplos?

No quesito qualidade do ar, de acordo com o levantamento, São José recebe nota 2,69 (de 0 a 10), enquanto Taubaté tem nota 3,20. Já na educação ambiental, Jacareí tem avaliação 2,70. Município sustentável? São José tem 1,94 e Jacareí 1,26. É pouco.

Na arborização urbana nenhum dos três municípios da região tem nota superior a 5 -- Jacareí é avaliada, inclusive, com zero.

E esse raio-x é destaque na edição desta terça-feira, dia em que é celebrado o meio ambiente, na página 3 desta edição, em matéria assinada pelo repórter Xandu Alves. Para o ambientalista Jeferson Rocha, ouvido na reportagem, a baixa pontuação revela falta de investimento na área ambiental. "A pauta ambiental é mais discurso do que prática concreta", sentenciou ele.

E é por aí.

Infelizmente, a defesa do meio ambiente ainda é -- infelizmente -- mais frutífera nos discursos do que na prática. O ranking ambiental é o boletim com as notas das cidades do Vale no tema. Estamos, portanto, de recuperação. É hora de repensar a política de proteção ambiental.

Vale a pena repetir: na defesa à natureza, ao verde, a região tem nota vermelha..

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO