São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Viver
Junho 30, 2018 - 00:48

Big Band Tom Jobim estreia novo espetáculo em São José

tom jobim

tom jobim

Foto: /Heloisa Bortz/Divulgação

Grupo homenageia o jazzista Vitor Assis Brasil no Teatro Municipal; entrada é gratuita

Paula Maria [email protected]

Neste sábado (30), o palco do Teatro Municipal de São José viverá um dia histórico! A Big Band Tom Jobim estreia, às 20h, seu novo espetáculo, uma homenagem a Vitor Assis Brasil, músico morto em 1981, e que fez história na música instrumental do país.

O grupo, composto por 18 músicos da Orquestra Jovem Tom Jobim, sob a regência de Nelson Ayres, receberá dois solistas para interpretar um repertório que inclui Moacir Santos, Tom Jobim e Léa Freire.

Estarão no palco junto da Big Band Tom Jobim, o trompetista Diego Garbin, atual integrante do grupo Hermeto Pascoal e Big Band, e o saxofonista Vitor Alcântara, que toca na Banda Mantiqueira.

"Assis Brasil é seguramente o maior jazzista brasileiro. Ele morreu novo, aos 35 anos, mas deixou um legado musical muito grande e que ficou enterrado por muito tempo", afirmou Ayres. "Esse concerto é uma forma de relembrar sua obra e colocá-la em forma de orquestra big band", continuou.

Depois de São José, a banda segue para São Paulo, onde se apresenta no domingo (1º de julho), no Masp. Serão, ao todo, seis apresentações na capital e no exterior até outubro.

"Esse é um projeto especial para mim. Morei alguns anos nos Estados Unidos e, quando voltei ao Brasil, trouxe esse material comigo. Cheguei a tocar eventualmente, mas essa é a primeira vez também que se faz uma apresentação com as músicas dele", comemorou o regente.

TALENTOS.

A Big Band é o novo grupo artístico de bolsistas da Emesp Tom Jobim - Escola de Música do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura, gerida pela organização social Santa Marcelina Cultura. Seus músicos partem da obra de grandes compositores brasileiros e exploram um repertório versátil e inovador, com o objetivo de expandir as experiências artísticas dos alunos.

"Essa será uma oportunidade ainda do público conhecer a novíssima geração de músicos do Estado. Eles são novos, mas extraordinários. O que eles fazem com os instrumentos soa como um verdadeiro milagre", disse Ayres.

O teatro fica na r. Rubião Júnior, 84, centro. Entrada é gratuita..

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO