São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Economia
Julho 06, 2018 - 00:35

Satélites vão monitorar novas invasões e danos ambientais em São José

Monitoramento por satélite

Monitoramento. Imagem mostra supressão de vegetação; meta é combater mais irregularidades

Foto: Reprodução

Governo assina contrato para sistema que analisará mudanças no território e buscará irregularidades no município

Caíque [email protected]

São José dos Campos vai utilizar um serviço de monitoramento por satélite para analisar mudanças no território do município, para fiscalizar irregularidades.

De acordo com o poder Executivo, a ideia é trazer mais eficiência para fiscalização de 'parcelamentos clandestinos, áreas de risco, desmatamento e outras infrações ambientais'.

Serão quatro satélites que, a cada 72 horas, passarão sobre o território de São José e processará imagens que podem identificar supressão de vegetação, edifícios irregulares e terraplanagem em áreas ambientalmente protegidas.

"A resolução das imagens é de 30 centímetros a 50 centímetros e a área mínima de mapeamento permite observar desde a copa de uma árvore até um novo acesso feito em área de preservação permanente sem autorização. Essas informações serão obtidas em um curto espaço de tempo com relatórios gerados a cada 10 dias", informou a prefeitura.

O contrato assinado pelo governo Felicio Ramuth (PSDB) com a empresa Visiona Tecnologia Espacial custará R$ 406.220 por um serviço de 12 meses.

VIGILÂNCIA.

Todas as imagens serão enviadas também ao Gard (Grupo de Avaliação de Riscos Difusos), órgão que atua na fiscalização de áreas de risco e de loteamentos clandestinos.

"Os novos recursos tecnológicos permitirão ao município fiscalizar o território constantemente de forma mais efetiva, agindo além das denúncias de irregularidades, com vistas a inibir a degradação ambiental.".

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO