São José dos Campos
20º / 26º
No decorrer do dia o dia terá com variação de nebulosidade na região.
Editorial
Agosto 02, 2018 - 00:17

Violência e promessas

Região Metropolitana do Vale do Paraíba tem 5 cidades no Top 10 do crime no interior de SP. Com a palavra, o Estado


Oleitor atento às páginas de OVALE está ciente que o combate à violência, aos problemas da segurança pública (ou da falta de segurança pública) aqui no Vale do Paraíba, é uma de nossas bandeiras .

Se os governantes enchem a boca para dizer que os números de violência estão caindo em São Paulo, a realidade da nossa região é muito diferente.

O leitor mais desatento pode ler a reportagem da página 3 da edição de hoje e até achar que trata-se de uma matéria repetida ou um déjà-vú. Afinal, quantas vezes já falamos por aqui que a RMVale é líder nos indicadores de violência?

Dessa vez, Xandu Alves detalha dados oficiais do governo do Estado que mostram que cinco das 10 cidades mais violentas do interior de São Paulo estão por aqui. São José, Jacareí, Lorena, Guaratinguetá e Taubaté estão no 'Top 10' de homicídios do primeiro semestre deste ano.

Tão triste quanto as vidas perdidas é a negligência no combate ao crime.

É raro existir notícia boa nesse sentido. Para se ter ideia, desde 2010, o Vale tem a maior taxa de assassinatos a cada 100 mil habitantes de todo o estado, superando, inclusive, a Grande São Paulo.

Ao longo dos últimos anos, OVALE cobrou do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), que em alguns dias estará na televisão pedindo seu voto, que a região fosse prioridade do Estado na segurança pública. Como bom político, prometeu o mundo. Um mundo ilusório e que nunca, nunca existiu.

Neste primeiro semestre, por exemplo, a RMVale é, ao lado de São José do Rio Preto, a única região do interior a registrar aumento nos homicídios em comparação ao mesmo período do ano passado. Em todo o Estado, há queda.

Fica evidente que o problema é muito bem localizado. E vai de Igaratá a Bananal, abrangendo 39 cidades.

Este ano, OVALE já entrevistou alguns dos pré-candidatos ao governo do Estado -- Luiz Marinho (PT), Paulo Skaf (MDB), Márcio França (PSB) e João Dória (PSDB) -- e questionou a todos se, em seu possível governo, o Vale será prioridade no combate ao crime.

A ver. Continuaremos mostrando a triste realidade de uma das mais importantes e desenvolvidas regiões do Brasil, cobrando as urgentes melhorias necessárias e torcendo. Torcendo para que o nosso futuro não seja tão tenebroso como o presente..

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade  
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BRASIL

MUNDO