Colhedora de cana, saiba como preservar a máquina (Agrofy)
Diante da nova legislação que proíbe o processo de queima da cana-de-açúcar, as companhias precisam ficar mais atentas do que nunca para incorporarem toda a mudança que a colheita da cana crua pede. Esse processo envolve, basicamente, a parte do corte, do processamento, do carregamento e do transporte da matéria-prima e todos eles sofreram drásticas alterações a partir deste novo sistema e requerem uma maior atenção por parte do produtor rural.
Até pouco tempo atrás, o principal sistema de colheita que era utilizado era o semimecanizado. Ele consiste na queima prévia da cana-de-açúcar. Dentro deste processo, o corte é feito de forma manual e o seu carregamento é realizado com a cana inteira através das máquinas, que são chamadas de carregadoras. Nos dias de hoje, o sistema que mais vem sendo adotado é o mecanizado, que é realizado através da utilização de máquinas em todo o processo.
Sistema semimecanizado
Esse tipo de sistema faz o uso do homem (operador) que fica na posse da foice ou do facão, como a máquina cortadora. Isso tudo ocorre logo depois de a cana ter sido queimada de forma prévia, o que é classificado como corte manual. Agora, quando se trata do carregamento e do transporte, eles são mecanizados e fazem o uso das colhedoras de cana, a função dela é realizar o carregamento da matéria-prima para os caminhões, que têm a função de transportá-la até a moenda da usina.
Sistema mecanizado
Quando se trata do sistema mecanizado, é realizada toda a colheita da cana crua através das máquinas e a mais usada e indicada para essa tarefa é a colheitadeira Case. A função principal da colhedora é realizar o corte e o processamento, ou seja, o fracionamento e a limpeza, da matéria-prima que é colhida e, logo após, colocá-la no transbordo. Este é responsável por fazer o carregamento interno no talhão e transborda a cana nos caminhões do sistema de transporte.
Essa opção tem sido muito adotada não apenas pela sua viabilidade operacional e também a econômica, que já foi comprovada através de estudos e, também, devido aos aspectos legais, quando se trata de ordem trabalhista e também ambiental. A partir disso é induzida a adoção da colheita que é mecanizada nas usinas do país.
Como melhorar o desempenho da colhedora de cana
Existem diferentes fatores que podem influenciar no desempenho tanto operacional quanto econômico da sua colheitadeira de cana. Entre os fatores mais importantes e influenciáveis estão os seguintes:
- Preparação da região;
- Treinamento atualizado do operador da máquina;
- Condições de operação da colhedora;
- Fatores que se relacionam de forma exclusiva às características da cana-de-açúcar;
Dessa forma, é de extrema importância que as manutenções sejam feitas de maneira regular, que o produtor rural invista na atualização dos cursos de operação dos seus funcionários e que haja uma boa fiscalização quanto o uso das máquinas para que, dessa forma, seja possível prolongar o rendimento e a vida útil do maquinário.
27/05/2022 - 18:02
26/05/2022 - 17:28
24/05/2022 - 18:01
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossas plataformas. Ao utilizar nosso site, você aceita os termos de uso e política de privacidade.