Sergio Francisco Theodoro

Desafios para 2022

Desde que o Fundo foi instituído em 2013 e a criação da Agência em 2015, a RMVale não conseguia receber os recursos que pudessem contribuir para o desenvolvimento de nossa região

Sergio Francisco Theodoro, diretor Executivo da Agemvale
29/12/2021 às 14:52.
Atualizado em 31/12/2021 às 01:32
Sergio Francisco Theodoro (Divulgação)

Sergio Francisco Theodoro (Divulgação)

A pandemia da Covid-19 trouxe nos dois últimos anos intensos desafios para a RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte). Mesmo com todas as dificuldades, encerramos este ciclo com um balanço positivo de ações que são alicerces para o avanço efetivo de uma governança metropolitana mais vigorosa em 2022, contribuindo ainda mais para o crescimento dos 39 municípios que abrigam os mais de 2,5 milhões de habitantes e principalmente para os municípios que mais necessitam de projetos e investimentos para o desenvolvimento sócio econômico da região.

Durante esse período, a Agemvale (Agência Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte), se empenhou para a criação de diversos regimentos entre eles: o Interno da Agemvale, o Interno das Câmaras Temáticas, o Interno do Conselho Consultivo, criou o Regulamento de Licitações da agência. Conseguiu a designação de novo Procurador de Justiça Consultivo, fundamental para que pudéssemos superar diversos entraves burocráticos para iniciar oficialmente o processo de retirar os projetos da região do papel.

Desde que o Fundo foi instituído em 2013 e a criação da Agência em 2015, a RMVale não conseguia receber os recursos que pudessem contribuir para o desenvolvimento de nossa região. Com a conquista da gestão efetiva do Fundovale, através da assinatura do contrato com a Desenvolve SP, o ano de 2022 já contará com o primeiro projeto, o Programa Viva o Vale do Governo do Estado, com a implantação do Cinturão Eletrônico que beneficiará inicialmente os 17 municípios que compõe o Vale Histórico e o Vale da Fé, o projeto já tem o aporte inicial de R$ 3 milhões de reais. 

Além disso, hoje a região já conta com a elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado - PDUI, pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas - FIPE que está trabalhando com o apoio da equipe técnica da agência para a formatação do Plano.

Todas essas conquistas aconteceram com o esforço conjunto da equipe da Agemvale, com o apoio irrestrito do Governo do Estado através da Secretaria de Desenvolvimento Regional, não deixando de reforçar também a interface com todas as prefeituras dos 39 municípios de nossa rica, importante e grande Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte que liga as duas maiores regiões metropolitanas do País, São Paulo e Rio de Janeiro.

Que 2022 venha com um novo ciclo de conquistas e desenvolvimento de nossa região.

LEIA MAIS

17/01/2022 - 13:53

15/01/2022 - 01:22

VER MAIS
Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALETodos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Desenvolvido por
Distribuido por