Segurança

Caçapava aposta em reforço do patrulhamento rural para diminuir assaltos

De acordo com a prefeitura da cidade da RMVale, o patrulhamento foi possível após convênio firmado com o governo do estado, por meio do Programa AgroSP+Seguro.

Marcos Eduardo Carvalho
13/01/2022 às 15:59.
Atualizado em 13/01/2022 às 15:59
Patrulha Rural em Caçapava (Divulgação)

Patrulha Rural em Caçapava (Divulgação)

Caçapava tem a partir desta semana sua primeira patrulha de áreas rurais da cidade, através de viatura equipada para a prestação do serviço.

De acordo com a prefeitura da cidade da RMVale, o patrulhamento foi possível após convênio firmado com o governo do estado, por meio do Programa AgroSP+Seguro.

“O objetivo é garantir mais segurança no campo, em uma ação conjunta entre estados e municípios. A meta é aumentar o patrulhamento na zona rural numa ação preventiva e de combate à criminalidade no campo, reduzindo furtos de residências, roubo de gado, entre outros atos, aumentando assim a sensação de segurança para os moradores dessas áreas”, diz a prefeitura.

Agora, Caçapava conta com um veículo de tração 4x4, específico para o uso em estradas de terra e de terreno mais acidentado. Além disso, o veículo tem giroflex, gps e toda a caracterização de um carro para ronda.

A segurança das áreas rurais das cidades, na parceria com o programa estadual, fica a cardo de cada município, com a Guarda Civil ou com a Polícia Militar.

“Em Caçapava, a ação é realizada por meio de parceria entre as Secretarias de Indústria, Comércio e Agricultura e de Defesa e Mobilidade Urbana, com participação da GCM (Guarda Civil Municipal)”, diz a prefeitura.

Agora, a expectativa do projeto é propiciar mais segurança a agricultores e viabilização econômica das propriedades.

“O convênio prevê ainda, entre suas metas, a elaboração e execução dos trabalhos de Vizinhança Solidária, por meio do cadastro de moradores, produtores e estabelecimentos rurais, objetivando a criação de grupos para troca de informações, solicitações de auxílio, emissão de alertas, entre outras finalidades”, diz a prefeitura.

Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALETodos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Desenvolvido por
Distribuido por