Cultura

Festival de Artes do Litoral Norte se inicia em 13 de agosto com apresentação de Teatro de Sombras

04/08/2022 às 14:42.
Atualizado em 04/08/2022 às 14:42
Festival de Artes do Litoral Norte se inicia em 13 de agosto com apresentação de Teatro de Sombras (Divulgação)

Festival de Artes do Litoral Norte se inicia em 13 de agosto com apresentação de Teatro de Sombras (Divulgação)

O Felino (Festival de Artes do Litoral Norte) se inicia no dia 13 de agosto (sábado), com apresentação teatral do Grupo Roda Mundo, no Espaço Cultural Circo Navegador. A sessão gratuita marca o retorno do festival ao formato presencial, que reunirá artistas de diversas modalidades como música, dança, teatro, circo e hip hop. O evento tem curadoria da Associação Felino - Frente de Educação e Cultura do Litoral Norte, que desenvolve projetos culturais, educacionais e artísticos, com o objetivo de fomento à produção cultural regional, intercâmbio cultural, fortalecimento e valorização dos traços culturais regionais e democratização do acesso aos bens culturais no Litoral Norte paulista.

As apresentações acontecem nas quatro cidades do Litoral Norte (São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba), em diferentes locais, como forma de atingir diversos tipos de públicos. O festival foi criado com o objetivo de fomentar o cenário artístico da região, levando cultura e arte para toda a população de forma descentralizada e com acesso gratuito. O FELINO já recebeu artistas do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e Espanha, de grande renome, destacando a qualidade artística e relevância do evento.

Segundo Luciano Draetta, diretor artístico e produtor do projeto, o festival já se consagrou no imaginário dos moradores e dos artistas, e se confirma enquanto ferramenta de construção de política cultural. “Trata-se de uma iniciativa independente de caráter associativo e cooperativo, que, em diálogo com as administrações e gestores municipais de cultura e com as trabalhadoras e trabalhadores das artes, promove e assegura o direito de acesso e democratização dos bens culturais”, afirma. 

Programação diversificada

O Grupo Roda Mundo estreia no Festival FELINO o seu espetáculo VidAruana - O fio que mantém nossa esperança é a memória. A apresentação se descobre nas reminiscências de seus atores, das origens brasileiras e dos povos originários e escravizados desta terra. Carrega a poesia das essências por meio do Teatro de Sombras, das histórias do cotidiano trazidas pela atriz, escritora e pesquisadora do teatro negro Jéssica Nascimento, da inquietação do professor e filósofo Cláudio Domingos Fernandes e da inspiração nos contos populares de Graciliano Ramos e, sobretudo, no clamor da memória que defende a vida. No elenco estão Jhony Uriel, Lidiane Santos, Marco Senna e Patty Nascimento e a direção é de Lidiane Santos. Este espetáculo tem o apoio do Edital ProAC 01/2021 – Teatro / Produção no Estado de São Paulo, da Secretaria de Estado e Economia Criativa. 

O Espaço Cultural Circo Navegador,  fica na R. Pref. Mansueto Pierotti, 826 - Centro, São Sebastião. 

Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALETodos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Desenvolvido por
Distribuido por